6 coisas que precisa saber sobre os PINs no Pinterest. Clique para descobrir! via @pinstagramguy

Nada como conhecer todos os conceitos básicos, para que possa dominar uma ferramenta, neste caso o Pinterest. Por isso, decidir criar uma série de posts com conceitos básicos sobre o Pinterest para que possa aprender o funcionamento esta rede social.

O que é um PIN?

Um pin é, basicamente, uma imagem e pode representar uma receita para o seu jantar, aquele destino de férias tão desejado, o seu próximo gadget, uma frase inspiradora, aquele livro que leu e o inspirou, o exercício que nos vai colocar em forma… a imaginação é o limite!

Ciclo de Vida de um PIN

As pessoas criam um PIN fazendo o upload de uma imagem, ou usando o botão “Pin it” que encontramos cada vez mais nos sites (pode usar também a extensão do browser). Os Pins são organizados por interesses e os seus seguidores vão poder fazer REPIN das coisas que também os apaixonam ou então clicar e visitar o site onde teve origem esse mesmo PIN.
As pessoas estão ligadas pelos seus interesses, gostos e paixões que partilham através dos seus PINs.

ANATOMIA DE UM PIN

anatomia de um pin

PIN na vista de feed

Esta é a vista de um Pin no seu feed principal. Aqui tem logo acesso a bastante informação: Quem afixou este pin, em que local (álbum / painel), quantas vezes foi repinado, comentado e também quantos gostos teve. Ao clicar na imagem entra para a vista de PIN.

NOTA: Só se já existir algum comentário é que verá a caixa para comentar nesta vista. Se não existir nenhum comentário ainda tem de clicar na imagem para entrar na vista de PIN e comentar aí.

PRO TIP: Clique em cima de cada contador nos pins para ver quem foram as pessoas que repinaram ou gostaram!
pin com mouse hover

PIN com mouse hover

Ao passar com o mouse por cima do PIN vão aparecer os botões para gostar ou fazer Repin. O botão search que vemos na imagem é de um plugin para o browser google chrome que permite com um só clique, fazer uma busca no google e verificar onde aquela imagem existe. Muito útil para quando queremos localizar a origem das imagens (normalmente em PINs que não tem link associado).

Deixo aqui o link para instalar essa extensão: https://chrome.google.com/webstore/detail/pin-search-image-search-o/okiaciimfpgbpdhnfdllhdkicpmdoakm

PRO TIP: Instala a extensão PIN Search e descobre a origem dos pins.

VISTA DE PIN

Vista de PIN

Vista de PIN

  1. Link para onde está ligado o PIN: ao clicar na imagem, na barra ou no botão leva-nos para esse url
  2. Botão de Partilha: clicar para partilhar o PIN noutras redes sociais (twitter, facebook, email, incorporar PIN)
  3. Álbum / Painel onde foi afixado o PIN; do lado direito mostra outros pins do mesmo álbum, se clicar vê em detalhe
  4. Quem afixou o PIN
  5. Outros PINs da mesma origem (site do link)
  6. Botão para denunciar PIN
PRO TIP: Clica no botão de partilha e copia o código para incorporar PINs no teu site ou blog

E ainda…

Explorando um novo feed por baixo de cada PIN

Explorando um novo feed por baixo de cada PIN

Esta é uma das funcionalidades que mais gosto! Ao fazer scroll para baixo num PIN, vai aparecer um novo feed com:

  • Outros Álbuns / Paineis onde o PIN também foi afixado: conseguimos descobrir que uma mesma imagem é colecionada das mais diversas formas e encontrar mais álbuns interessantes e muito relevantes para os nossos interesses;
  • As pessoas que afixaram isto também afixaram: aqui descobrimos outros PINs relacionados com que estamos a ver; uma nova forma de descoberta… quando damos conta, já estamos noutro feed de outro PIN diferente do inicial, é uma verdadeira descoberta!

PIN com preço

pin preco

PIN com preço

Pode adicionar preços aos seus PINs, como? É simples…

Basta colocar na descrição o valor com o símbolo monetário a preceder

NOTAS

  • Neste momento apenas funciona com $ (USD) e £ (GBP); em € (EUR) ainda não está disponível;
  • usar . (ponto) para casa decimais.

Sabia que: os PINs com preço tem 36% mais de gostos do que PINs sem preço.

Quanto à anatomia de um PIN é tudo, o próximo post desta série será sobre os Álbuns / Paineis. Para não perder pitada, subscreva a newsletter!

Tem alguma dúvida sobre os PINs que gostava de esclarecer? Alguma dica para partilhar? Gostava muito de saber o que achou deste post, deixe o seu comentário abaixo.