9 razões para estar no Instagram

Muito provavelmente, a questão que ouço mais vezes, relativamente ao Instagram, é: Será que o Instagram vale a pena? Poderia citar Fernando Pessoa “Tudo vale a pena se a alma não é pequena” … mas em vez disso vou enumerar…

9 Razões para estar no Instagram!

O Instagram conta atualmente com 300 Milhões de Utilizadores Ativos Mensalmente, sendo que 70% são de fora dos Estados Unidos da América. São publicadas 70 Mil Milhões de fotos diariamente recebendo em média mais de 30 Mil Milhões de “Gostos” por dia… são muitas “selfies” e fotos de comida, mas não só, como irei já mostrar ;-).

 

Sabia que… O Brasil é já a segunda maior comunidade do Instagram?

 

Em 2012 foi comprado pelo Facebook por modestos 1.000.000.000 (Mil Milhões) USD, e na altura ouviram-se muitas críticas de como era possível “gastar” tanto dinheiro por uma simples app (no meio de tantas outras) de tirar fotos e colocar filtros…

 

O que é certo é que atualmente, o Instagram está avaliado em 33.000.000.000 (33 Mil Milhões) USD, o que reflete uma valorização, em apenas dois anos, dificil de bater em qualquer tipo de investimento!

1. É onde está a atenção do consumidor

O Instagram é onde está a atenção do consumidor neste momento! E não sou eu a dizer, mas sim, o grande Gary Vaynerchuck (o que torna muito mais credível, diga-se…).

 

CLIQUE AQUI para SABER MAIS sobre Instagram    >>  

 

2. O Tipo de Conteúdos Evoluiu

As pessoas consomem (e adoram) conteúdos na plataforma… Desde o ano passado que tenho notado uma grande evolução para este tipo de comportamento e consequentemente nos conteúdos que existem!

 

Micro Blog Posts

 
Deixou de ser, como referi acima, uma plataforma de #selfies e fotos de comida, para passar a ter, inclusivé, conteúdos longos em termos de texto nas descrições das fotos e vídeos, que fazem as delícias dos seguidores de determinadas contas, com os seus “Micro Blog Posts”… Aliás o próprio Instagram é um bom exemplo, que complementa sempre com copy longo nas suas publicações.
 
Veja aqui a resposta do Gary Vaynerchuck.
 

Contas de Nicho

 
O Aparecimento de contas de Nicho, dedicadas apenas a um tópico (Unhas, Fitness, Moda, Barba, Livros, “Quotes”, Humor, Receitas, etc…) com milhões de seguidores, revela isto mesmo. Aliás grandes marcas como Adidas, Nike, New York Times, seguem claramente esta tendência, e têm diversas contas segmentadas por tópicos!
 

Call to Action

 
Outra tendência é o aparecimento, e com excelentes resultados, das “Call to Action” (chamadas para a ação): clicar para ver um vídeo, marcar amigos nos comentários, vender o produto da foto ou vídeo, subscrever newsletter, …
 
O Gary Vaynerchuck usando a analogia do Boxe do seu mais recente livro, chama de “Right Hooks” e ele próprio os utiliza… Veja o vídeo
 

Youthification

A evolução na idade dos utilizadores… O segmento com maior crescimento é dos 40 aos 60 anos a tirar #selfies :-D.

Os 40 são os novos 20

Está a dar-se uma evolução natural que também já aconteceu com o Facebook, e que é uma tendência atual: os jovens estabelecem comunidades em novas plataformas, que mais tarde são adotadas por pessoas mais velhas, sendo que os próprios jovens também vão aumentando de idade ;).

 

3. Anúncios no Instagram (Instagram Ads)

Os Anúncios do Instagram são já uma realidade, para grandes contas em alguns países. Com a divulgação da disponibilização para contas pequenas e de forma global, vão tornar-se a melhor plataforma de anúncios que existe!

 

Já imaginou o que é fazer um anuncio no Instagram segmentando apenas as pessoas que viram determinado produto no seu site? Ou apenas para os seus seguidores da página do Facebook? Já vi um “case study” com resultados fantásticos, de uma das marcas que já tem disponível esta opção… As possibilidades são absolutamente Fantásticas e não vejo a hora para começar a utilizar.

Na minha opinião, só por este fato, já vale a pena estar no Instagram!

CLIQUE AQUI para SABER MAIS sobre Instagram    >>  

4. É uma app nativamente Mobile

O Instagram nasceu primeiramente como mobile, e é aí que é REI e senhor (apesar de ter evoluido para desktop também).

E o acesso à internet via mobile e consumo de conteúdos está a crescer exponencialmente (a probabilidade de ler este artigo no seu smartphone é muito grande). Em 2017 mais de 90% da população mundial, terá acedido à internet via mobile…

5. Gera mais Engagement que o Facebook

Engagement Instagram

 

Em termos práticos, é isto que eu tenho verificado: uma mesma publicação no Instagram tem mais interações (likes e comentários) do que a mesma publicação no Facebook! Isto para um número de seguidores da página do Facebook, várias vezes superior ao número de seguidores no Instagram…

Além dissro o TOP 100 das marcas comprova que tem estado a crescer exponencialmente:

ENGAGEMENT PER POST INSTA

 

6. O TOP 100 das Marcas está a crescer

No Top 100 Interbrand as marcas estão a publicar mais regularmente e o número de marcas com uma base de seguidores superior a 10, 20 e 100 Mil cresceu bastante em 2014, conforme se pode verificar no gráfico abaixo.

MAIS BRANDS E MAORES AUDIENCIAS

 

7. Excelente para Visual Storytelling

O nosso cérebro processa as imagens 60.000 vezes mais rapidamente do que texto. Se apenas isto não chegasse, o ser humano adora histórias, criando ligações através destas, que de outra forma não acontece.

Qual a melhor forma para transmitir emoções e sentimentos por meio de imagens e vídeos extraordinariamente apelativos? O Instagram, claro!

As imagens e vídeos são os formatos de conteúdo que geram maior interação nas redes sociais, e o instagram é a plataforma ideal para o fazer… permite comunicar a sua mensagem, contar a sua história, uma imagem de cada vez!

CLIQUE AQUI para SABER MAIS sobre Instagram    >>  

8. Excelente para Networking e oportunidades de negócio

Esta será talvez, a característica que menos se associa ao Instagram, mas uma das suas grandes mais valias actualmente. É uma ferramenta excepcional para se estabelecer conexões e fazer crescer a nossa rede de contactos de uma forma muito mais profunda do que apenas “ligações” profissionais.

Tendencialmente, no Instagram as pessoas mostram também o seu lado mais pessoal, o que leva a descobrirmos muitos interesses em comum, transformando de uma forma profunda as nossa relações.

A Revista Vogue, publicou a história de como surgiu a inspiração colecção da Calvin Klein 2016… Tudo começou num comentário da artista Alice Lencaster numa foto do Diretor Criativo da Marca, Francisco Costa. Encurtando a história… esse comentário levou a que ela fosse uma fonte de inspiração e participasse na colecção da Marca.

Posso também contar um pequeno exemplo pessoal… Com uma simples mensagem direta no Instagram (sim, dá para enviar mensagens privadas individuais ou em grupos de até 15 pessoas) que enviei para o Guy Kawasaki e Peg Fitzpatrick tive a oportunidade de rever ainda antes do seu lançamento mundial, o seu mais recente livro, “The Art of Social Media“, que aconselho vivamente a leitura.

Atualmente as mensagens diretas do Instagram, são o equivalente ao email de há uns anos: “You’ve got mail!”, criando uma excitação sempre que recebemos a notificação de uma nova mensagem 😀

Veja este hangout sobre “Como Fazer Networking Com o Instagram” que fiz com o grande Pedro Caramez.

 

9. Aparece em todo o lado :)

Por último, e não menos importante, se aparece nas séries da TV, deve querer dizer alguma coisa…

Quando estás a ver uma série no @axnpt e de repente dizem…

Uma foto publicada por Pinterest + Instagram Mkt (@ivomadaleno) a


Mas se isto acontece atualmente, convém também saber o que acontecerá no futuro, certo?

 

Qual o Futuro do Instagram?

Eu não sou a pessoa ideal para fazer futurologia, mas o Gary Vaynerchuck, costuma ter grande assertividade nas suas previsões… e se ele diz que talvez vão existir lentes de contacto inteligentes que tiram fotos ao piscarmos os olhos, quem sou eu para o contradizer!

 

Diz também que irá evoluir para além do telefone e possivelmente transformar-se no líder no próximo nível de “acessórios” de fotografia, seja ele qual for…

E você, Qual a sua opinião? Já está no Instagram? Se não está ativamente ainda, qual o principal motivo? Diga-me nos comentários 😉

CLIQUE AQUI para SABER MAIS sobre Instagram    >>