Como criar video no instagram: guia passo a passo. CLIQUE PARA VER http://pinstagramguy.com/criar-instagram

Uma das questões que mais me tem colocado nas últimas semanas é, como fazer um vídeo no Instagram. Por isso decidi fazer este post com os passos a seguir e descrevendo algumas das funções existentes.

Vídeo no Instagram

Foi no dia 20 de Junho de 2013 que Mark Zuckerberg e Kevin Systrom, um dos co-fundadores do Instagram, apresentaram numa mediática conferência, transmitida em Live streaming, provavelmente a maior novidade do ano no Facebook (pelo menos implementada)… Instagram Video.

Co-fundador Kevin Systrom Apresenta Video no Instagram—20 de Junho, 2013

As principais caraterísticas do Video no Instagram são:

  • duração dos clips entre 3 e 15 segundos
  • manteve a simplicidade das fotos
  • 13 filtros que pode adicionar ao seu video
  • escolha da “capa” do video
  • disponível em iOS e Android
  • função Cinema de estabilização de imagem
  • possibilidade de embeber seus videos

Estava em Lisboa e assisti, entusiasmadíssimo, em direto à transmissão (I <3 Internet). Qual criança com brinquedo novo, saí logo a experimentar… Veja o meu primeiro video no Instagram (aproveite para me seguir se ainda não o faz, clique em cima do nome):

E não fui só eu :-) … nas primeiras 8 horas, foram carregados o equivalente a um ano de vídeo, e ao final das primeiras 24 horas já tinham sido efetuados 5 Milhões de vídeos!

Guia Passo a Passo para Criar Vídeo no Instagram

1. Selecione a opção vídeo

Com a aplicação aberta selecione o botão central para abrir a opção de capturar (imagem abaixo) e depois clique no símbolo de filmar [1]

criar instagram 1

2. Toque para gravar

Com a opção de vídeo selecionada, o botão central fica em modo vídeo e vermelho. Para gravar os seus vídeos toque e mantenha pressionado o botão vermelho.

criar instagram 2

Pode fazer vários clips, bastando para isso deixar de pressionar o botão e depois, tornar a pressionar. Se quiser apagar algum clip, basta clicar em [1] (na figura abaixo); o último clip vai ficar a vermelho e se clicar em [2] elimina-o; pode fazer isto com os restantes, mas sempre eliminando o último, não dá para escolher um clip do “meio” para filmar.
Depois de tudo filmado é altura de clicar em [3] para passar para o passo seguinte.

criar instagram 3criar instagram 4

3. Escolha de filtro
Este passo é para dar o toque profissional ao seu vídeo; uma das coisas que tornou o Instagram popular foram os seus filtros fáceis de utilizar e que dão às fotos um look pro. Pode escolher entre os 13 filtros disponíveis para vídeo, divirta-se a experimentar [1] o que ficará melhor em cada situação. Depois é só passar ao próximo passo, clicando em seguinte [2].
criar instagram 5

4. Definir imagem de capa

Escolha a frame mais atrativa de seu video para imagem de capa, vai ser essa foto que as pessoas vão ver. Para isso basta deslizar o dedo em [1] por todas as frames do seu vídeo. Quando terminar clique em 2 para passar para o último passo.

criar instagram 6

5. Publique o seu vídeo

Aqui as opções são as mesmas do que nas fotos, exceto a opção de identificar pessoas que não exite nos vídeos.

criar instagram 7

  1. Legenda: coloque uma descrição para o seu vídeo, pode (e deve) usar as “famosas” #hastags; desta forma fica mais fácil serem encontrados (mas não exagere…);
  2. Mapa de Fotos: permite escolher se adiciona ou não o vídeo ao seu mapa; se adicionar, vai guardar a sua localização
  3. Permite partilhar imediatamente pelas outras redes sociais: Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr, Foursquare e email.
DICA: Se fizer vídeos na sua “loja” identifique sempre a localização, desta forma quando alguém pesquisar por ela, vê todos os vídeos lá filmados

Deixo como sugestão que desativem (vão às opções e deslizem para baixo) a opção de reproduzir vídeos automaticamente, porque em ligações à internet menos boas, torna a utilização da app mais lenta [imagem abaixo].

CRIAR INSTAGRAM 8
Confesso que estava com algum receio desta integração do vídeo no Instagram… tinha medo que fizessem asneira e “complicassem” a utilização, mas não, surpreendeu as minhas melhores expetativas e quem não quiser usar, nem nota que existe :-). Para quem, como eu, deseja explorar é muito simples e fácil à semelhança do que acontece com as fotos.

Outro ponto positivo é o fato de funcionar praticamente a 100% desde o dia 1, o que não acontece muitas vezes com novas apps, como por exemplo o Vine, em que inicialmente “crashava” muitas vezes, o que levou a que perdesse imensos clips que tinha feito (os melhores :-) )…

Sabe qual foi o vídeo que atingiu primeiro a marca de 1 Milhão de likes? Foi este vídeo do Justin Bieber…

E você já experimentou? Partilha da minha opinião? Conte-me tudo na secção de comentários abaixo deste post. Partilhe também o link para o seu primeiro vídeo, adorava ver e começar a seguir você no instagram