Os 12 erros mais comuns no Pinterest e como evitar! CLIQUE para saber... via @pinstagramguy

Decidi escrever este post, porque existem alguns erros muito comuns, nomeadamente quando se começa a explorar o Pinterest. Eu próprio sou culpado de cometer alguns deles… é normal! Para que a sua curva de aprendizagem seja mais rápida deixo aqui 12 coisas a evitar no Pinterest.

1. Fazer “seguir todos” em vez de escolher apenas os álbuns / painéis que lhe interessam

Os 12 erros mais comuns no Pinterest e como evitar! CLIQUE para saber... via @pinstagramguy

Este é talvez o mais comum e que não há quem não o faça :-). Eu já o cometi!

Uma das mais valias do Pinterest relativamente a outras redes sociais, é que pode seguir apenas os seus interesses ou paixões; se quer seguir o António, mas não tem interesse em jardinagem, não precisa seguir o álbum onde ele reúne as suas inspirações para o jardim lá de casa; pode apenas seguir o álbum onde ele coleciona os infográficos sobre o Facebook ou as receitas para aquele jantar de Sábado com os amigos.

O comportamento típico de um utilizador é fazer “seguir todos” (porque é o que acontece nas outras redes sociais, apenas seguimos as pessoas/empresas, e não a parte dos seus conteúdos que nos interessam), ou seja vai seguir os álbuns todos do António: quer isto dizer que, quando ele publicar aquele banco que vai fazer com umas paletes usadas para o seu jardim, vai aparecer no seu feed, mesmo que não tenha interesse para si.

A forma mais fácil de corrigir é:

DICA: Se aparecerem no seu feed pins de temas que já não lhe interessam, basta clicar no álbum e fazer “Deixar de Seguir”

Desta forma simples, vai conseguir manter sempre o seu feed “limpo” e só com as suas paixões.

2. Afixar ou Repinar PINs sem link

É verdade… mais um onde sou culpado! Não há nada mais frustrante do que ver a imagem de uma receita deliciosa, clicar e… não ir parar a lado algum :-(. Como sabe se tem link ou não? Ou clica para ver (o que não se torna muito prático por vezes, ou então na vista de PIN vê qual o link.

O que fazer quando não tem link? Uma pesquisa de imagem no google, veja neste post como poderá fazer essa pesquisa.

Quero, no entanto, salvaguardar, que por vezes, podem existir situações onde pode fazer PINs e não colocar o link (pelo menos de imediato). Tem um álbum com os seus restaurantes favoritos, e tirou aquela foto fantástica que quer partilhar com os seus seguidores… pode fazer no telemovel e, depois mais tarde, acrescentar o link do site do restaurante (editando o PIN), para que todos possam facilmente ir lá.

Os 12 erros mais comuns no Pinterest e como evitar! CLIQUE para saber... via @pinstagramguy

Clique em editar PIN e adicione o link

Com o tempo, o que vai acontecer, é que vai começar a conhecer e confiar nos conteúdos das pessoas que segue e esta verificação torna-se “automática” :-). Se verifica que alguém afixa PINs regularmente que não vão dar a lado algum, começa a evitar partilhar os seus conteúdos e eventualmente deixa de seguir os seus álbuns onde isso acontece (é o que eu normalmente faço, não sem antes alertar a pessoa que gosto muito dos PINs mas com pena não têm links, por vezes nem reparou…).

3. Afixar muitos PINS de seguida

Sim, acontece! Normalmente quando damos os primeiros passos no Pinterest, ficamos tão entusiasmados com tudo o que aparece que queremos Repinar tudo :-D. Ou mesmo quando não estamos no início, vamos ao Pinterest uma vez e colocamos todos os conteúdos de seguida… ERRADO! E percebe facilmente porquê, se alguém que esteja a seguir o fizer, torna-se ainda mais grave se o fizer relativamente a um mesmo álbum: o seu feed vai ficar “inundado” com dezenas de PINs semelhantes. Por isso o conselho que dou é:

DICA: Não afixe muitos PINs de seguida, faça-o espaçado no tempo. Desta forma não inunda o feed de seus seguidores

4. Fazer PINs de imagens do google

Sabia que, nas estatísticas, a maior parte dos PINs que circula no Pinterest tem origem no google? No meu feed, não vejo isso a acontecer, mas existe esse dado… O que quer isto dizer? Basicamente é quase o mesmo do ponto 2, a única diferença é apenas que em vez de não ter link, tem para uma pesquisa do google, ou para a imagem apenas, o que basicamente é o mesmo que não ir dar a lado algum…

DICA: se encontrar alguma imagem interessante numa pesquisa do google, clique e adicione o PIN do seu site de origem, e não da página de resultados

5. Afixar PINs sem descrição ou apenas com . ou –

Culpado! É… já o fiz (repins), agora, só por algum lapso é que pode acontecer (avise-me se reparar :-)). Ainda se encontram muitos PINs sem descrição, ou apenas com um . ou – ou uma palavra do género “gosto”, “fantástico”.

Qual o problema? Quando está a pesquisar aquele exercício para ficar sem a barriguinha agora no verão (aproveite veja aqui o meu álbum I LOVE Fitness) não vai colocar . ou – na pesquisa, pois não? Coloque sempre uma pequena descrição nos seus PINs para que sejam pesquisáveis e que outros PINNERs os consigam encontrar, afinal não quer guardar as coisas só para si… Este ponto torna-se ainda mais relevante, quando estamos a falar de contas de empresas.

6. Não adicionar uma categoria aos seus álbuns / painéis

Os 12 erros mais comuns no Pinterest e como evitar! CLIQUE para saber... via @pinstagramguy

selecione uma das categorias para os seus álbuns / painéis

Não é obrigatório escolher uma das categorias (há quem diga que são limitadas) que o Pinterest fornece para cada um de seus álbuns, mas é altamente aconselhável… Porquê? Vai ajudar bastante na relevância dos seus conteúdos e torná-los mais facilmente encontráveis.

Estes são os primeiros 6 erros, no próximo post, falarei dos outros seis… (clique aqui para ver post)

Clique aqui para ver os outros 6 erros a evitar

Eu confessei que já cometi alguns deles… e você, que erros destes já cometeu? Adorava saber, conte-me nos comentários a este post!