Integrar o mundo online e offline com imagens #pinterest e #instagram no Social Media Day 2013. CLIQUE para ver no Blog

Foi uma honra e um prazer enorme, ter sido convidado para participar no Social Media Day Portugal 2013 um dia de grande aprendizagem, partilha de ideias e conhecimento entre todos, sem dúvida uma das grandes mais valias da internet e redes sociais!

Quero agradecer, mais uma vez, à organização do evento, em especial ao Pedro Caramez, acima de tudo um amigo (online e offline) e autor do livro “Como ter sucesso no LinkedIn” que recomendo a quem quiser saber tudo sobre esta rede social. Como é evidente agradecer ao Facebuzz (grupo fantástico do facebook, que recomendo a aderir, clique aqui para aderir), na pessoa de um dos administradores, Helder Barbedo que formalizou o convite e moderou o painel, aos meus colegas e amigos que, como eu, representaram o grupo neste dia, falando de diversos temas (por ordem de “entrada” :-)):

Para finalizar agradecer a todos os membros do grupo Facebuzz, por toda a partilha de conhecimento que fazem diariamente e por tudo o que com eles tenho aprendido

O desafio que me lançaram foi… no mínimo curioso :-): falar de redes sociais de imagens, sem poder recorrer a imagens, ou seja, apenas falando sem recurso a nenhum suporte!

Decidi fazer este post devido aos pedidos que me fizeram, no final do Social Media Day, sobre alguns links e assuntos que tinha falado, e assim, todos os que não conseguiram estar presentes, também podem ficar com os conteúdos abordados.

Confesso que foi uma boa surpresa verificar que a grande maioria das pessoas presentes na plateia, já usa as redes sociais Pinterest e Instagram.

O meu objetivo para os poucos minutos disponiveis na apresentação foi, mostrar o potencial, destas duas redes sociais em crescimento para as empresas e, de que forma as podem utilizar, nomeadamente integrando o “mundo online”, com o “mundo offline”.

PINTEREST

A missão do Pinterest é ajudar as pessoas a descobrir aquilo que gostam e que as apaixona e inspirá-las a fazer essas coisa na vida real: aquela receita deliciosa, a remodelação do quarto à tanto desejada, praticar aquele exercício para ficar em forma, comprar aqueles sapatos líndissimos…

INSTAGRAM

O Instagram é uma app que nos permite capturar e partilhar de uma forma simples e atrativa, momentos das nossas vidas, momentos com significado… momentos que ficam assim gravados para sempre e que, de outra forma seriam esquecidos.

  • Comprado em Abril de 2012 pelo Facebook por 1 Bilião de USD
  • 16 Biliões de Fotos partilhadas
  • 1 Bilião de Likes por dia
  • 130 milhões de utilizadores que todos os meses usam a app

Aqui no Blog vou usar imagens :-).

Ouvi, há umas semanas uma podcast onde Brian Solis, autor de diversos livros, sendo o último “WTF – What’s The Future of business“, onde estava a ser entrevistado por Michael Steltzner do sociamediaexaminer.com (a quem gosta de podcasts, aconselho ;-))

E eles falaram, entre outras coisas, dos Kodak Moments… aqueles spots, perfeitamente identificados, que existiam na Disney, onde eram tiradas as fotos para mais tarde recordar. Momentos que passaram agora a ser… Instagram moments.

Integrar o mundo online e offline com imagens #pinterest e #instagram no Social Media Day 2013. CLIQUE para ver no Blog

foto blog undercover tourist

Se as marcas / empresas, conseguirem ter a visão de analisar e identificar aquilo que as pessoas querem partilhar, ou até mesmo, se conseguirem criar “esses” momentos e facilitar, incentivar e melhorar a experência das pessoas, vão colocar-se à frente de todas estas conversas e “shared experiences”.

E, sem qualquer dúvida, neste mundo cada vez mais social e ligado, aquilo que as pessoas vêem e partilham, é sem qualquer dúvida, o que as vai influenciar quando pesquisam informação ou tomam decisões de compra.

Uma caso interessante que falei, foi o dos SF Giants, equipe de baseball americana e do seu AT&T Park Stadium.

INSTAGRAM MOMENTS: SF Giants e AT&T Park Stadium

Integrar o mundo online e offline com imagens #pinterest e #instagram no Social Media Day 2013. CLIQUE para ver no Blog

O que fizeram? Instalaram uma rede wi-fi poderosa em todo o estádio, sendo o primeiro estadio desportivo a ter acesso wireless continuo, e são um dos maiores hotspots publicos wireless em todo o mundo. Dão acesso gratuito à Internet a todos os seus fãs e, desta forma tornaram-se, provavelmente, no estádio mais “instagramado” do Mundo! Conseguiram assim, criar as condições e proporcionar às pessoas, que captem e partilhem os seus “Instagram Moments” dentro do próprio estádio.

Integração Online e Offline: Nordstrom

Integração online e offline foi o tema principal da apresentação e deste post e é um dos pontos que eu gosto mais de focar às empresas: apenas existe um mundo que é este onde vivemos. Por isso devem ter uma estratégia integrada utilizando as possibilidades que a internet e as redes sociais proporcionam, mas SEMPRE, alinhada com os objetivos do negócio.

Resolvi dar o fantástico exemplo da Norstrom, um gigante do retalho de moda norte americano, que existe desde 1901 e conta com um volume de negócioas anual de cerca de 10 Biliões de USD. Para além de muitas coisa bem feitas que fazem têm uma muito boa que é o Innovation lab onde se dedicam a fazer testes, testes e mais testes e tentar adivinhar qual vai ser o futuro da experiência de compra :-).

Integrar o mundo online e offline com imagens #pinterest e #instagram no Social Media Day 2013. CLIQUE para ver no Blog

foto de Nordstrom

O que é que fizeram? Selecionaram os artigos mais populares do Pinterest e criaram dentro das lojas zonas do tipo de Top de vendas, mas com esses artigos: “TOP Pinned items”; identificaram esses artigos com etiquetas do Pinterest e tiraram fotos da experiência em loja, partilhando-as no Instagram.

 

Integrar o mundo online e offline com imagens #pinterest e #instagram no Social Media Day 2013. CLIQUE para ver no Blog

foto de Nordstrom

Um exemplo perfeito de integração online / offline!

Outro caso interessante é a “Best Snapshot Instagram Tour”, de que se trata?

Charles O’Rear, fotógrafo conhecido pelas suas fotos de paisagens, nomeadamente do mundo do vinho. Foi uma de suas fotos que serviu de base à imagem BLISS (aquela que vinha por defeito em todos os computadores com windows XP).

Integrar o mundo online e offline com imagens #pinterest e #instagram no Social Media Day 2013. CLIQUE para ver no Blog

Foto de Charles O’Rear, base da imagem BLISS via wikipedia

Foi convidado a fazer uma “curated tour” pela região vitivinícola de Napa Valley, onde o objetivo principal será passar pelos melhores spots da região para fotografar e depois partilhar essa imagens no Instagram. Integração online / offline e Instagram moments ;-).

Para reforçar bem esta ideia de integração, o próprio Ben Sielbermann, um dos co-fundadores do Pinterest, diz que um dos fatores críticos do sucesso da rede social é precisamente o inspirar e incentivar as pessoas a fazerem o que encontram lá, nas suas vidas “reais”.

Usar as redes sociais para “ouvir”: Kotex

O último ponto e que também considero importante é: usar as redes sociais para escutar o que os nossos clientes, amigos, seguidores falam, o que gostam, o que os move… Por algum motivo temos dois ouvidos e apenas uma boca, para ouvir mais do que falamos; e isto aplica-se a 100% nas redes sociais também!

Um exemplo que não me canso de dar, é o da Kotex, que já abordei aqui no Blog. De forma resumida (podem ler o post para mais detalhe), o que fizeram foi analisar as contas do Pinterest de 50 mulheres e ver os seus gostos; manufaturaram, para cada uma delas um cabaz personalizado que já sabiam que elas gostariam e enviaram para as suas moradas… Resultado? Cerca de 700.000 impressões e partilhas e referência nos media a nível mundial.

Um excelente exemplo de “ouvir” nas redes sociais.

Foi este o meu pequeno contributo, neste dia e evento cheio de ideias, experiências e pessoas fantásticas que ajudam todos os dias a tornar este, um mundo melhor.

Para celebrar ainda mais este dia estou a oferecer a quem subscrever a newsletter um Vale de Desconto de 2 euros para utilizar em reusegram.com e imprimir as vossas fotos do Instagram em autocolantes reutilizáveis.

Gostava imenso ouvir a sua opinião sobre o social media day e de que forma o comemorou. Deixe abaixo nos comentários! Se tiver exemplos de integração Online e Offline, também adorava saber…