mensagens diretas instagram

As Mensagens Diretas no Instagram existem desde 2013 e são das funcionalidades mais subutilizadas e com mais potencial da aplicação (já explico porquê mais abaixo neste post).

Mesmo assim, são mais de 85 milhões, os utilizadores que todos os meses usam as mensagens diretas para partilhar fotos ou vídeos de forma privada com grupos de até 15 pessoas.

Uma das coisas que gosto de fazer, e faço regularmente (tipo… todos os dias), é observar as pessoas e a forma como agem, nomeadamente com o uso da internet, apps, redes sociais,… e, sem qualquer dúvida, as aplicações de messaging estão presentes (e são muito utilizadas) na esmagadora maioria dos telemóveis.

Costumo “espreitar” (shhhhh eu sei que não devo fazer, mas é por motivos de “research” 😉 ) e normalmente vejo o Messenger e Whatsapp a serem utilizados (na área de mensagens) e Instagram, Facebook e Snapchat (essencialmente sub-25) na “área” de Social Media.

Não é por isso de estranhar a implementação das Mensagens diretas no Instagram.

 

Como os Utilizadores estão a usar os Comentários no Instagram

 

Normalmente os utilizadores encontram sempre formas “criativas” de utilizar os serviços e de lhes dar novos contextos e usos, e uma das coisa que acontece atualmente é as pessoas estabelecerem conversas nos comentários das publicações no Instagram usando as @menções para iniciar e continuar as conversas…

Para saber como utilizar as @menções e a diferença para as Hashtags Efetua o download do e-book “Os 6 Passos para ter Sucesso no Instagram” (é Gratis)

… tanto é assim que 40% dos comentários atualmente no Instagram incluem uma @ menção a alguém.

40% dos comentários no Instagram incluem uma @ menção

Ora, esta não é a melhor forma, porque pelo meio perdem-se muitas conversas interessantes e não se consegue fazer um perfeito follow-up, nomeadamente devido ao sistema de notificações não ser perfeito (estás a ouvir instagram?) e apenas conseguirmos ver as últimas 80.

A pensar nisto, o Instagram, sempre muito atento à sua comunidade e com vontade de melhorar (e também para “combater” o Snapchat que também lançou a possibilidade de “chat” no ano passado), apresentou…

 

DM Instagram: Novas funcionalidades das Mensagens Diretas Instagram

No sentido de melhorar a funcionalidade de Mensagens diretas no Instagram, foram introduzidas algumas alterações:

  1. Mensagens Agrupadas: para melhorar a comunicação entre as pessoas com quem mais trocamos mensagens, agora em vez de criar uma mensagem nova de cada vez que se envia, ficam agrupadas para facilmente seguirmos toda a conversação
  2. Dar nome aos Grupos: agora, para mais facil identificar os grupos de mensagens, podem ser atribuidos nomes personalizados aos grupos de mais de 3 pessoas
  3. Nova forma de iniciar Mensagens Diretas: agora pode-se iniciar uma mensagem direta no próprio feed, bastando para isso clicar na seta ao lado do simbolo de comentar, que aparece por baixo de cada post
  4. Possibilidade de Enviar Perfis, Localizações, e Hashtags por Mensagem: esta funcionalidade está brutal, e aumenta cada vez mais a importancia de ter uma boa estratégia para usar o Instagram na sua atividade profissional, marca ou negócio [link instabc].
  5. Possibilidade de Adicionar Pessoas a Grupos: depois de iniciar um grupo de “chat” agora pode-se adicionar pessoas à conversa, que não estariam lá inicialmente.

1 - Send Post as Message2 - Send Post as Message 2Direct Message5 - Share to Direct

O que não mudou foi a privacidade… As fotos e Vídeos partilhados, apenas são visiveis para as pessoas que já podem ver essas publicações.

Se alguém tem a sua conta como privada (que desaconselho totalmente num uso de forma profissional) apenas as pessoas com autorização, poderão visualizar as publicações.

Actualmente, como disse no início deste post, as Mensagens diretas estão muito sub-utilizadas e tem um potencial enorme para a sua actividade profissional porque ainda gozam do efeito de há uns anos: “You’ve got mail” em que quando recebíamos um e-mail ficávamos super-entusiasmados :-D.

Como aproveitar as DM do Instagram com excelentes resultados, é uma das (muitas) coisas que ensino no Instagram Bootcamp. Aproveite enquanto a janela de oportunidade não desaparece ;).

Para ter acesso a estas novas funcionalidades efetue o download da versão 7.5 do Instagram para iOS ou para Android.

 

Como Criar Mensagens Diretas Instagram

Para criar uma mensagem direta, basta no home feed, clicar no botão  no topo direito Instagram dm e depois clicar em Instagram dm.

Instagram DM

Instagram DM

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ou quando publicar um post, no último passo seleccionar a opção “DIRETO” em vez de “SEGUIDORES”.

Instagram DM

 

Pode enviar por DM para até 15 pessoas, as seguintes coisas:

  • Fotos ou vídeo da câmara ou guardadas no telemóvel (conforme expliquei acima)
  • Posts que vê no seu feed  Instagram dm
  • Perfis icon 3dots
  • Texto
  • Hashtags icon share blue
  • Localizações icon share blue

Para o fazer, basta clicar nos icons que vê à frente de cada uma das situações acima.

E você, já está a usar as mensagens diretas do Instagram? Diga-me como nos comentários deste post 😉